O que começou como uma iniciativa solitária de um professor apaixonado pela história da Amazônia se transformou em um evento grandioso e emocionante.
O historiador e educador Michel Pinho, levou seu projeto que teve inicio há cerca de 25 anos, para as ruas de Belém, um ciclo de aulas gratuitas sobre a história da cidade conhecida como a capital amazônica, e acabou sendo surpreendido por uma multidão interessada em aprender e valorizar suas origens.
“Eu imagino a cidade como se fosse uma sala de aula. Em vez de um quadro, temos um prédio; em vez de uma projeção, temos uma rua; em vez de uma narrativa, temos as pessoas. Fazer isso é reivindicar um direito: o direito à cidade”, destaca.
em sua ultima aula publica, realizada no dia 12 de janeiro, no aniversario de Belém, o projeto alcançou um publico de cerca de mil pessoas, em pleno domingo e feriado, “Temos internet, TV e inúmeras formas de acesso à informação. Mas, por incrível que pareça, isso só reforça a importância de alguém que pega esse conteúdo acadêmico — de dissertações e teses de doutorado — e o transforma em uma linguagem acessível para uma criança de 10 anos ou uma senhora de 95”, comemora Pinho.