Índice de homicídios no estado é o mais baixo entre as 27 unidades federativas desde o começo da série histórica do Ministério da Justiça, em 2015. Levantamento classifica os estados de acordo com a taxa por 100 mil habitantes.
São Paulo se mantém como o estado com a menor taxa de homicídios do país, mas piorou a sua colocação em 2024 nos rankings nacionais de letalidade policial, estupro, feminicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, segundo dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça.
➡️ Entenda: O ranking classifica os estados de acordo com a taxa por 100 mil habitantes. A classificação vai de 1 a 27, o que corresponde ao número de unidades federativas do país. Estar em 1º lugar indica o pior cenário (maior índice de determinado crime), enquanto estar em 27º lugar representa o melhor cenário.
Quando se analisam os números de homicídio doloso (com intenção de matar), São Paulo segue com os melhores índices do país, o que o coloca na 27ª colocação desde o começo da série histórica do Ministério da Justiça, em 2015.
De janeiro a outubro de 2024, foram 1.959 vítimas de homicídio doloso no estado, uma taxa de 5,11 casos por 100 mil habitantes. Em Pernambuco, estado com a pior colocação no ranking nacional desse crime, a taxa de homicídios é de 34,39/100 mil.